Confira tudo nesse web stories da Panorama móveis

5 anos da Declaração de pandemia da Covid-19

Primeiro caso no Brasil

Embora a COVID-19 já estivesse espalhada em boa parte do mundo, no Brasil o primeiro caso só foi registrado oficialmente em 26 de fevereiro de 2020. Pouco tempo depois, no dia 11 de março de 2020 a OMS declarou a pandemia global.

Em pouco tempo, em abril daquele ano, Manaus (AM) viu seus hospitais colapsarem. Não havia leito de UTI para todos os doentes. Fato esse que fez com que em Maio o Brasil atingisse a marca de 10 mil morto e se tornasse o epicentro da doença no mundo.

O primeiro Colapso

Mais de 1000 mortes por dia

Em julho daquele ano, o país já registrada mais de 1000 mortes por dia somente por COVID-19. Enquanto as classes mais baixas sofriam com a falta d'agua e acesso à saúde, outros grupos se isolavam em home office à espera de um milagre.

Sem um plano para lidar com a doença

Em dezembro, apesar dos mais de 190 mil mortos, no Brasil ainda não havia um plano concreto para enfrentar a doença. Para se ter uma idéia, de março a dezembro o país teve três ministros de saúde diferentes. Cada um com um forma de enxergar a doença.

Aprovação da Vacina

Em janeiro de 2021, quase 1 ano após a declaração de pandemia, o Supremo Tribunal Federa, aprovou, juntamente com a ANVISA, a produção da vacina CoronaVAc do Instituto Butantan e a Astrazeneca da FioCruz.

Um ano após o início

Apesar da aprovação das vacinas, em 3 março de 2021 o Brasil registrou 4249 mortes em 24h. Com UTIs colapsadas e dificuldade de distribuição de oxigênio, o cenário era desanimador. Naquele momento o Brasil atingia a marca de 620 mil morte e tornava-se o 2º país com mais óbitos no mundo.

Desaceleração e Reabertura

Até meados de 2022, cerca de 80% da população já estava vacinada com duas doses, fazendo com que os óbitos reduzissem drastricamente. Naquele momento a pandemia rumava para o fim, com um saldo de 700 mil mortes e reabertura do comércio e eventos em geral.

No dia 5 de maio de 2023, após longos 3 anos, a Organização Mundial da Saúde, declarou o fim da pandemia global da COVID-19. Enquanto isso, no Brasil. o governo seguiu às recomendações, mas manteve alerta para grupos de risco, como idores e gestantes.

O Fim oficial da Pandemia

Esse período escancarou diversos problemas que enfregamos, como uma polarização política entre poderes federais, estaduais e municipais.  Reafirmou a importante do SUS para nosso país. E escancarou as diferenças sociais que o país enfrenta.

O Legado da Pandemia no Brasil

O nosso blog é super completo, com as melhores dicas e curiosidades! Confira clicando abaixo!

Com as dicas e seleção de móveis da Panorama Móveis, você consegue deixar a sua casa exatamente do seu jeito. 

CLIQUE E  CONFIRA AS  REDES SOCIAIS DA PANORAMA MÓVEIS

CONTEÚDO PARA VOCÊ TRANSFORMAR TODA A SUA CASA