O movimento começou em 2015 no Brasil, por iniciativa do CVV (Centro de Valorização da Vida), do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). O mês foi escolhido porque o 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, promovido pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Origem do "Setembro amarelo"
Origem do "Setembro amarelo"
A cor amarela foi escolhida como símbolo da campanha em homenagem a Mike Emme, um jovem americano que cometeu suicídio em 1994. Ele dirigia um carro Mustang amarelo, e seus amigos começaram a distribuir cartões com fitas amarelas e mensagens de apoio após sua morte.
Significado da cor amarela
Significado da cor amarela
O Setembro Amarelo busca promover o debate aberto sobre o suicídio, quebrar tabus e alertar para a importância de buscar ajuda em momentos de crise emocional. A campanha incentiva as pessoas a estarem atentas aos sinais de alerta, como mudanças bruscas de comportamento, isolamento social e sentimentos de desesperança.
Foco na prevenção
Foco na prevenção
Importância do apoio psicológico
Importância do apoio psicológico
A campanha também destaca a necessidade de suporte psicológico e emocional. Além da família e amigos, serviços como o CVV oferecem apoio gratuito e confidencial por meio de telefone (188), chat e e-mail. A abordagem busca reduzir o estigma ao redor da saúde mental e incentivar o cuidado emocional.
Segundo a OMS, o suicídio é uma das principais causas de morte no mundo, e no Brasil, são registrados cerca de 13 mil casos por ano. A conscientização sobre o tema no Setembro Amarelo é crucial para que a população entenda que a prevenção é possível e que, com a devida atenção, muitas vidas podem ser salvas.
Suicídio: um problema de saúde pública
Suicídio: um problema de saúde pública
O nosso blog é super completo, com as melhores dicas e curiosidades!Confira clicando abaixo!