O café, uma das bebidas mais consumidas globalmente, é rico em cafeína, um estimulante que aumenta o alerta e a energia, reduzindo a sensação de cansaço. Acesse para compreender os efeitos fisiológicos de uma xícara de café no corpo.
Alguns tipos de chá
Alguns tipos de chá
Contrariando a crença comum de que a cafeína está presente apenas no café, é válido ressaltar que os chás preto, verde e o chá mate também possuem uma quantidade significativa da substância, tornando-os desaconselháveis à noite.
A digestão influencia a produção de hormônios do sono profundo. Alimentos pesados, como carne vermelha, com digestão de três a oito horas, atrapalham o sono, confundindo o ritmo circadiano se consumidos à noite.
Carne vermelha e embutidos
Carne vermelha e embutidos
O álcool não proporciona sono relaxante; pelo contrário, fragmenta o sono, aumenta ronco e apneia. Prejudica a fase REM, compromete a qualidade do sono e pode causar desidratação noturna.
Álcool
Álcool
Alimentos ricos em açúcar têm o potencial de proporcionar um aumento rápido nos níveis de energia, mas também podem resultar em uma súbita diminuição desses níveis. Essa variação pode impactar negativamente o padrão alimentar e a qualidade do sono.
Açúcar
Açúcar
O nosso blog é super completo, com as melhores dicas e curiosidades!Confira clicando abaixo!