Sites seguros tem no início do seu endereço o termo "https://" e não apenas "http://" (sem o s).O "s" significa que o site possui uma conexão criptografada. Verifique também um cadeado ao lado da URL.
Normalmente, páginas de web confiáveis exibem selos como "SSL", "Norton Secured" ou "Google Safe Browsing".A sugestão é clicar neles para verificar se são verdadeiros ou apenas uma imagem decorativa.
Procure por Selos de Segurança
Procure por Selos de Segurança
Confira as Avaliações e Reclamações
Confira as Avaliações e Reclamações
A dica é simples: acesse o google e digite o nome do site + "reclamações". Veja se há muitos relatos de golpes, atrasos ou cobranças indevidas em plataformas confiáveis como Reclame Aqui e/ou Procon.
Analise as Formas de Pagamento
Analise as Formas de Pagamento
Fique de olho nas formas de pagamento oferecidas. Sites seguros normalmente oferecem opções conhecidas, como cartão de crédito, PIX, PayPal, entre outros. Duvide de locais que só aceitam transferência bancária ou depósito em conta pessoal.
Verifique Informações de Contato
Verifique Informações de Contato
Normalmente sites legítimos possui, de forma clara, um telefone para contato, e-mail, endereço físico e seu CNPJ.Desconfie de paginas que possuem apenas um formulário simples para contato.
Política de Privacidade e Trocas
Política de Privacidade e Trocas
Páginas sérias explicam claramente como usam seus dados e, principalmente, como funciona a sua entrega e devolução.Leia as políticas do site com atenção e suspeite de textos mal redigidos ou até mesmo a ausência total de políticas.
Observe o Design e o Profissionalismo
Observe o Design e o Profissionalismo
Os indicativos são claros: imagens de péssima qualidade, textos mal escritos, muitas vezes até com erros básicos de português, links quebrados, etc.Desconfie de promoções absurdas do tipo 90% off. Tudo isso são indicativos de sites falsos.
Use Ferramentas de Verificação
Use Ferramentas de Verificação
Existem plugins ou sites que checam a reputação de domínios e identificam quem é o dono do site. Alguns exemplos são o Web of Trust (WOT) e o Portal da Transparência.Na dúvida, prefira empresas conhecidas e desconfie de preços milagrosos.
O nosso blog é super completo, com as melhores dicas e curiosidades!Confira clicando abaixo!