Apesar de parecer simples, essa prática é essencial para melhorar a mastigação, facilitar a trituração dos alimentos e contribuir para uma digestão mais eficiente, além de ajudar o organismo a identificar melhor a saciedade e evitar excessos alimentares.
Equilibre a mastigação
Equilibre a mastigação
Mastigar sempre de um lado sobrecarrega a mandíbula, podendo causar dores, estalos e assimetrias faciais. Alternar os lados distribui a força muscular, evita o desgaste desigual dos dentes e previne tensões na articulação, promovendo equilíbrio e saúde bucal.
Esse hábito garante que os alimentos sejam bem mastigados e misturados à saliva, facilitando a digestão, a absorção de nutrientes, o controle do peso e prevenindo problemas bucais, musculares, gases e inchaço abdominal.
Mastigue de 15 a 20 vezes cada porção
Mastigue de 15 a 20 vezes cada porção
Escolha alimentos de diferentes texturas
Escolha alimentos de diferentes texturas
Alimentos fibrosos, como frutas e legumes crus, fortalecem os músculos da mastigação e estimulam a produção de saliva, essencial para iniciar a digestão e manter a saúde bucal.
Mantenha a saúde bocal em dia
Mantenha a saúde bocal em dia
Visitas regulares ao dentista ajudam a prevenir e corrigir problemas que afetam a mastigação, como cáries, desalinhamento e próteses mal ajustadas. O profissional identifica precocemente alterações e orienta o melhor tratamento para manter a saúde bucal em dia.
O nosso blog é super completo, com as melhores dicas e curiosidades!Confira clicando abaixo!