A rotina é crucial para os gatos, pois está ligada ao seu instinto territorial. A falta dela pode gerar estresse, fazendo com que eles se sintam fora de controle e apresentem comportamentos diferentes do habitual.
Falta de rotina
Falta de rotina
Mudanças geram estresse nos gatos, que são sensíveis a alterações na rotina. Mesmo pequenas mudanças, como novos móveis, troca de ração ou alterações nos objetos do dia a dia, como caminha e caixa de areia, podem causar desconforto.
Mudanças
Mudanças
Problemas de saúde
Problemas de saúde
Mudanças no comportamento do gato podem indicar desconforto físico. Isolamento e alterações de humor são comuns em casos de doenças ou parasitas. Manter consultas veterinárias regulares e vacinas em dia ajuda a prevenir problemas e garantir o bem-estar do pet.
Chegada de um novo morador
Chegada de um novo morador
Visitas de familiares ou a chegada de um novo membro na família, como um bebê ou outro pet, podem estressar seu gato. Isso altera sua rotina, principalmente se houver um gato idoso e um filhote, com energias diferentes.
Deslocamento
Deslocamento
Para reduzir o estresse do gato no veterinário, coloque-o em uma caixa de transporte confortável e, se necessário, cubra-a levemente com um lençol. Mantenha a calma durante o trajeto e evite ruídos, como o som do carro.
O nosso blog é super completo, com as melhores dicas e curiosidades!Confira clicando abaixo!