Apesar de muito bem treinada, a tripulação pode, ocasionalmente, cometer erros incapazes de serem corrigidos. Além disso há também o erro do controle de tráfego aéreo,Outro erro humano que pode ocorrer é uma manutenção negligente.
Problemas em componentes como motores e sistemas hidráulicos ou desgastes não detectados podem ser um dos fatores que contribuem para o acidente ocorrer.Além disso, pode haver um erro no projeto que comprometa toda uma frota.
Problemas Técnicos/Mecânicos
Problemas Técnicos/Mecânicos
Condições Metereológica
Condições Metereológica
Fatores extremos de clima, como tempestades, turbulências extremas, formação de gelo nas asas ou até mesmo visibilidade reduzida são fatores que desafiam os pilotos e podem contribuir para um potencial acidente.
Fatores Externos
Fatores Externos
Aviões estão sujeitos também a fatores que fogem ao controle de todos, como ataques terroristas, sabotagem ou qualquer outro tipo de interferência externa.Além disso, pode haver colisões com pássaros (bird strikes), que podem danificar a areronave.
Erros Operacionais
Erros Operacionais
Aviões estão sujeitos à pequenas variações. Portanto, erros no balanceamento do combustível, cálculo incorreto de peso ou até a distribuição da carga dentro da aeronave, podem causa um acidente.Além disso pode haver também falhas de logísticas, manutenção, trafego aéreo, etc.
Falhas Organizacionais/Sistêmicas
Falhas Organizacionais/Sistêmicas
Toda companhia a aérea deve seguir padrões de seguranças rígidos e aprovados pela ANAC, no entanto, as empresa possuem pequenas variações em seus processos de treinamento e execução.Essse tipo de cultura, pode ser negativa e fazer parte de um elo da corrente que causa um acidente.
Sistemas de aviões estão cadas dia mais avançados e seguros também. No entanto, existe um problema chamado cibersegurança, que consiste na vulnerabilidade em um sistema digital de aviões modernos.
Riscos Emergentes
Riscos Emergentes
Sim. A aviação segue sendo uma das formas de transporte mais seguras que existe, devido à rigorosidade nos procedimentos e normas, além dos avanços tecnológicos. Para se ter uma ideia a taxa de acidentes fatais em 2022 foi de 0,13 por milhão de voo.
Afinal, ainda é seguro voar?
Afinal, ainda é seguro voar?
O nosso blog é super completo, com as melhores dicas e curiosidades!Confira clicando abaixo!