Esse estado apático, marcado por expressão triste e desânimo, pode indicar dor no cão, muitas vezes confundida com cansaço. Comportamentos como ficar deitado, parar de abanar o rabo ou manter a cauda entre as pernas são sinais de alerta.
Ficar muito quieto
Ficar muito quieto
O isolamento em locais pouco frequentados pelo cão é um sinal de alerta. Tutores devem observar outros comportamentos como evitar contato físico, falta de interesse em brincadeiras e ausência de alegria ao ver o responsável chegar.
Esconder-se
Esconder-se
A falta de apetite em cães é um sintoma sério que pode indicar doenças. Quando o animal não se alimenta ou come devagar, pode ser sinal de náusea, dores gástricas ou bucais, muitas vezes confundido com enjoo pela ração.
Não se alimentar ou comer devagar
Não se alimentar ou comer devagar
Espirros, tosse, falta de ar, secreções nasais e sons estranhos indicam problemas respiratórios graves em animais. Mudanças na coloração da língua, desmaios e ofegância sem esforço físico também são sinais preocupantes que necessitam de avaliação veterinária urgente.
Alteração no padrão respiratório
Alteração no padrão respiratório
Esses sintomas podem indicar doenças articulares: o cão evita passeios, reduz exercícios, cansa-se facilmente e não sobe em móveis. Não force a movimentação, pois pode piorar a situação. Buscar assistência veterinária é essencial.
Dificuldade para andar
Dificuldade para andar
O nosso blog é super completo, com as melhores dicas e curiosidades!Confira clicando abaixo!