É o tipo mais comum de todos, normalmente ocorre quando a água líquida atinge a temperatura de 0°C.Além da Terra, é encontrado em cometas, luas geladas, como Europa, uma lua de Júpiter, e em áreas sombreadas de planetas e asteroides.
Também muito comum na Terrra, normalmente utilizado como decoração.Nada mais é do que o dióxido de carbono congelado. Isso ocorre em temperaturas extremamente baixas, algo abaixo de -78°C.
Gelo Seco (CO₂)
Gelo Seco (CO₂)
Gelo de Metano (CH₄)
Gelo de Metano (CH₄)
Encontrado na lua Titã do planeta Saturno, o gelo de metano necessita de temperaturas extremamente baixas para ocorrer, em torno de -182,5°C.Devido à suas características é conhecido como o gelo que pega fogo.
Gelo de Amônia (NH₃)
Gelo de Amônia (NH₃)
Possui um ponto de congelamento bem baixo, aproximadamente -78°C.Por esse motivo e por possuir uma boa transferência de calor entre a maioria dos refrigerantes é comumente utilizado em sistemas de refrigeramentos, principalmente em frigoríficos e laticínios.
Gelo de Nitrogênio (N₂)
Gelo de Nitrogênio (N₂)
O ponto de congelamento do Nitrogênio é -210°C.Normalmente é encontrado no planeta plutão e em outras regiões fora do sistema solar. Na terra é utilizado como gás refrigerante em diversos sistemas.
Gelos Exóticos
Gelos Exóticos
Em planetas gasosos como Urano e Netuno, existem gelos exóticos. Para existirem, eles precisam de condições extremas de pressão e temperatura, que ocorrem nesses locais e, por suas características, são conhecidos como gelos superiônicos
São normalmente encontrado em regiões muito frias e distantes no espaço, como nuvens moleculares densas com pouca radiação estelar e em alguns tipos de corpos celestes distantes.Seu ponto de congelamento é de -205°C.
Gelo de Monóxido de Carbono (CO)
Gelo de Monóxido de Carbono (CO)
O nosso blog é super completo, com as melhores dicas e curiosidades!Confira clicando abaixo!