Basicamente o dia do consumidor tem como objetivo promover ofertas e descontos especiais, em diversos setores como móveis para o quarto, eletrodomésticos, saúde, beleza ou eletrônicos em geral, tanto para compradores, quanto para os lojistas, fazendo com que a sua existência seja interessante para ambos os lados.
Nesse post vamos entender um pouco a história do dia do consumidor e quais as vantagens para todos.
A comemoração do dia do consumidor iniciou inspirado no “Consumer Rights Day" (Dia dos Direitos do Consumidor) nos Estados Unidos, quando em 15 de março de 1962 o presidente americano John F. Kennedy declarou os direitos básicos dos clientes, como segurança, informação, escolha e representação.
Porém, apesar disso, a ideia de uma data para descontos e ofertas únicas surgiu como uma estratégia comercial do mercado para aquecer as vendas. Uma vez que o primeiro trimestre do ano é tradicionalmente mais fraco em relação às vendas, visto que vem logo após períodos de grande apelo como Black Friday e Natal. Então essa é sua chance de trocar seu sofá com um preço especial.
No Brasil o dia 15 marca o Dia do Consumidor, no entanto o mês é comumente tratado como “o mês do consumidor”, ocorrendo promoções desde o início até seu final, tendo como auge o dia 15.
Aqui essa data ganhou força mesmo a partir da popularização do ecommerce que adotou essa data como uma segunda “Black Friday”.
Para se ter uma ideia, ano após ano, as pequenas e médias empresas do varejo virtual vêm aumentando a sua receita durante esse período. Em 2023, por exemplo, em um levantamento realizado pela NuvemShop (plataforma de criação de lojas online) o faturamento foi de aproximadamente 61 milhões de reais, enquanto em 2024 esse valor saltou para 88 milhões, representando um aumento de 44% em relação ao ano anterior.
Outro dado relevante é que entre os dias 11 e 17 de março de 2024 foram vendidos 1,3 milhão de produtos, cerca de 30% a mais que em 2023. Dentro de todos esses itens, as categorias com maiores destaques são artigos para saúde e bem-estar, como creatina e granola, além de mercadoriasde moda e beleza, como itens específicos para cabelo, perfumes e maquiagens.
Além disso, o ticket médio de 2024, ou seja, o valor médio de cada pedido, foi de R$244,00, sendo o cartão de crédito a opção mais utilizada para pagamento, seguido pelo PIX.
Entre os estados que mais contribuíram, em relação a faturamento, para essa data no ano passado foram São Paulo com cerca de R$ 42 milhões, seguido por Minas Gerais, com R$8 milhões, Rio de Janeiro com R$6,5 milhões e, por fim, Santa Catarina e Paraná com R$6,2 milhões e R$4,5 milhões, respectivamente.
• Descontos e ofertas especiais: nesse período os clientes tem acesso a preços especiais raramente praticados em outros períodos do ano.
• Maior Variedade de Escolha: as lojas, sejam online ou física, costumam oferecer uma grande variedade de produtos. Existe também a chance de você comprar aquela mesa de jantar dos sonhos pela internet e retirar na loja, economizando assim no frete.
• Facilidade de Comparação: atualmente, na internet, existem inúmeros sites que comparam e monitoram preços de diversos produtos.
• Promoções Exclusivas: algumas marcas lançam ofertas exclusivas para essa data com preços extremamente atrativos, além de combos de compre 1 e ganhe outro, ou algo nesse sentido.
• Aumento nas Vendas: como o primeiro trimestre do ano é historicamente um período fraco, o Dia do Consumidor é uma chance de impulsionar as vendas.
• Atração de Novos Clientes: as promoções e desconto costumam atrair clientes antigos, mas, também novos clientes, sendo a data uma ótima oportunidade para o lojista conseguir aumentar sua carteira de clientes.
• Escoamento de Estoque: devido ao alto volume de vendas, é uma ótima ocasião para escoar mercadorias com baixo giro, liberando espaço físico nos depósitos e aumentando o capital de giro.
• Fortalecimento da Marca: estar sempre presente em datas comemorativas ajuda a melhorar a relevância do negócio no mercado, principalmente se houver ofertas realmente atrativas.
• Integração entre Físico e Online: para lojas que atuam em ambos os canais (físico e virtual) é uma boa oportunidade de integrar suas estratégias e fortalecer a confiança do cliente.
Comprar online, apesar de atualmente ser algo super comum, é um ato que possui menos de 30 anos e mesmo com a evolução de vários sistemas de segurança ainda há muitas dúvidas sobre quais plataformas são confiáveis ou não para comprar.
Abaixo listarei alguns fatores que você deve levar em conta antes de sair comprando por aí.
Sites protegidos têm no início do seu endereço o termo "https://" e não apenas "http://" (sem o s).
O "s" significa que o site possui uma conexão criptografada. Verifique também um cadeado ao lado da URL.
Páginas de web confiáveis exibem selos como "SSL", "Norton Secured" ou "Google Safe Browsing".
A sugestão é clicar neles para verificar se são verdadeiros ou apenas uma imagem decorativa.
A dica é simples: acesse o google e digite o nome do site + "reclamações".
Veja se há muitos relatos de golpes, atrasos ou cobranças indevidas em plataformas confiáveis como Reclame Aqui e/ou Procon.
Fique de olho nas formas de pagamento oferecidas. páginas seguras normalmente oferecem opções conhecidas, como cartão de crédito, PIX, PayPal, entre outros.
Duvide de sites que só aceitam transferência bancária ou depósito em conta pessoal.
Normalmente páginas legítimas possuem, de forma clara, um telefone para contato, e-mail, endereço físico e seu CNPJ.
Desconfie de páginas que possuem apenas um formulário simples para contato.
Páginas sérias explicam claramente como usam seus dados e, principalmente, como funciona a sua entrega e devolução.
Leia as políticas com atenção e suspeite de textos mal redigidos ou até mesmo a ausência total de políticas.
Os indicativos são claros: imagens de péssima qualidade, textos mal escritos, muitas vezes até com erros básicos de português, links quebrados etc.
Desconfie de promoções absurdas do tipo 90% off. Tudo isso são indicativos de páginas falsas.
Existem plugins ou sites que checam a reputação de domínios e identificam quem é o seu dono. Alguns exemplos são o Web of Trust (WOT) e o Portal da Transparência.
Na dúvida, sempre prefira empresas conhecidas e desconfie de preços milagrosos.
Por fim, tenha em mente que a data só traz benefícios para ambos os lados, tanto lojistas, quanto consumidores.
Tomando os devidos cuidados é possui realizar aquela compra dos sonhos com um precinho especial.
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