O estilo vintage invadiu o planeta. Além de ele estar nas roupas das passarelas, nos carros, nas bicicletas, o fenômeno tomou conta das casas e da decoração dos ambientes.
Ele confere charme, romantismo e muita personalidade. Por isso, se você quer saber como decorar a casa toda em estilo vintage e não teve a sorte de alugar uma casa mobiliada, esse post é para você.
Descubra agora como dar uma repaginada nos cômodos da sua casa e veja como essa mudança pode ser fácil, basta escolher os detalhes certos.
Quer saber mais? Confira o post e crie ambientes totalmente novos no seu lar!
O estilo vintage resgata elementos das décadas de 1920 a 1960, mas pode se estender até os anos de 1980, desde que pareçam antigos.
Ele remete ao passado de uma forma romântica e prioriza acessórios com cara de casa de avó.
Na decoração, o estilo vintage pode aparecer por meio de móveis, quadros, sofás, poltronas e até aparelhos de telefone de disco.
É comum encontrarmos peças que não têm mais utilidade nos dias de hoje, como as namoradeiras, mas que conferem um ar totalmente diferente e clássico aos ambientes.
Muitas pessoas confundem os conceitos vintage e retrô. Ambos priorizam o passado e trazem memórias afetivas, mas carregam diferenças.
Enquanto o vintage implica em peças realmente antigas, o retrô é uma releitura de elementos clássicos, mas com tecnologia.
É o caso das bicicletas com marchas, das vitrolas com porta USB e das geladeiras com dispenser de água. São facilidades que não existiam antigamente, então o charme fica por conta do design e das cores das peças.
Além disso, móveis e acessórios retrôs não necessariamente carregam toda a parte estética das décadas passadas; elas podem simplesmente ter uma inspiração nos objetos de antigamente.
Para que sua casa tenha inspiração no estilo vintage, a dica é garimpar móveis. Se eles não forem herdados, você pode procurar por peças em vendas de garagem e em mercados de antiguidade.
Além de esses lugares terem peças bonitas, muitas delas podem ter valor muito abaixo do mercado. Isso faz com que a decoração em estilo vintage seja acessível e bonita ao mesmo tempo.
Procure por cristaleiras, mesas para sala de jantar e poltronas com madeira escura. Vale até aqueles gastos, pois eles podem dar um charme a mais a sua peça.
Outra dica é encontrar móveis forrados com tecidos floridos e madeiras entalhadas, muitos comuns nas casas dos nossos avós.
No caso de móveis estragados, convém fazer um orçamento para reaproveitá-lo. Como eles costumam ser mais resistentes do que os fabricados nos dias atuais, a reforma pode valer a pena e seu móvel pode durar por muitas outras décadas.
Você também pode garantir o estilo vintage com eletrodomésticos, fogões a lenha, geladeiras, rádios e outras peças que, hoje, não existem no mercado. Aproveite a reunião de família e faça um checklist do que pode ser seu!
Não existe casa com estilo vintage que não seja delicada, romântica e clássica. Por isso, invista em peças com cores claras e muitas flores.
Gaiolas e luminárias antigas podem dar o detalhe que você queria a sua sala, sem que você gaste muito, por exemplo.
Não deixe de explorar também as estampas que eram sucesso antigamente, como as de pássaros e os flamingos, que estão em alta e aparecem nas mais diversas peças.
Lance mão, também, das toalhas de mesa rendadas e cheias de delicadeza. As rendas também podem estar presentes nas almofadas, guardanapos de pano, cortinas e até no arremate dos tapetes.
Se você puder investir um pouco mais, opte por papéis de paredes com cores suaves e torne o ambiente ainda mais nostálgico.
Os detalhes do estilo vintage também podem vir com acessórios menores, como vasos de flores, potinhos de porcelana, louças inspiradas em azulejos portugueses, pequenos quadros e pendentes de flores espalhados pela casa.
No quarto, por exemplo, você pode incluir um biombo e um abajur, sem mexer no restante da decoração. No estilo vintage, os detalhes importam. E muito!
Os adeptos do “faça você mesmo” pode usar e abusar do estilo vintage! Como ele remete a tempos em que havia muita guerra, como a Segunda Guerra Mundial, era muito comum que as pessoas fizessem seus pertences a mão ou consertassem o que já tinham em casa. Por isso, é hora de usar toda a sua criatividade para criar peças exclusivas e artesanatos.
Você pode fazer um curso ou assistir a aulas de patchwork no Youtube e criar almofadas, colchas e toalhas que vão deixar sua casa ainda mais delicada.
Outra ideia também é usar detalhes em crochê. Quem não tem uma avó que cobria o botijão de gás e o filtro de barro com toalhinhas feitas por elas? Por isso, comece a aprender a técnica e recheie sua casa com suas peças.
Se seus móveis ainda estão bons para serem utilizados, mas já não são mais tão bonitos, a dica é dar cara nova com texturas que dão um ar de móvel velhinho, como pátinas e revestimentos em azulejos.
Também é possível incluir o estilo vintage com quadros pintados à mão e com o resgate de embalagens antigas, como as de sopas enlatadas e as de refrigerantes que não são mais fabricados. Esses itens podem virar vasos charmosos e únicos!
Os bordados também são presença garantida no estilo vintage, portanto, comece a aprender e inclua desenhos incríveis nas suas colchas, mantas e quadrinhos feitos por você.
Criar e produzir peças exclusivas, além de ser terapêutico, darão um ar de exclusividade a sua decoração e ainda podem fazer você descobrir um talento adormecido. Quem sabe não surja daí uma renda extra?!
Outra vantagem do DIY é que se você mora em apartamento de aluguel, você pode mudar a decoração sem modificar a propriedade, não é mesmo? Aproveite para buscar casas para locação ou venda e inclua a nostalgia na sua rotina diária.
Viu como é fácil decorar a casa toda em estilo vintage? Basta saber incluir a tendência nos detalhes e sua casa pode ficar linda! O post foi útil para você? Então compartilhe o artigo em suas redes sociais!
Panorama Móveis e os cookies: a gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.