Hoje trouxemos algumas dicas para escolher a mesa de jantar, afinal ela é a protagonista do cômodo, além de ser a peça central da sala de jantar, é nela que os membros da família fazem suas refeições diárias, bem como recebem suas visitas.
Por isto, é necessário escolher a mesa de jantar com cautela, para que você tenha certeza de que a peça escolhida seja a ideal para o seu ambiente, assim como para suprir suas necessidades.
Você irá encontrar diferentes modelos de mesa no mercado, cada um com suas particularidades e diferentes empregabilidades.
Os formatos redondo e retangular são os mais clássicos, mas há também peças com forma quadrada e ovalada.
Uma mesa retangular é uma ótima opção para receber um número maior de convidados, e fica melhor acomodada em um ambiente com a mesma forma, comprido e estreito.
Já um modelo redondo, é ótimo para ambientes pequenos e de formato quadrado, esta peça é uma ótima opção devido a sua flexibilidade, nela é facilmente possível acomodar mais convidados se necessário.
Mas vale lembrar, que uma mesa redonda muito grande dificulta o acesso aos alimentos e afasta as pessoas.
Uma mesa quadrada fica melhor empregada em um ambiente maior, ela é uma ótima alternativa para aproximar quem estiver sentado à mesa quando comparada uma mesa retangular.
Agora, uma mesa com formato oval segue as mesmas características de um modelo retangular, porém possui mais flexibilidade na hora de acomodar um assento extra, assim como ocupa menos espaço no cômodo.
Em relação aos pés, um pé central além de trazer um toque contemporâneo à peça, ocupa menos espaço.
Antes de comprar a sua mesa de jantar, você deve ter em mente o tamanho de seu cômodo, bem como o espaço que a peça ocupará nele, para então escolher a peça certa que não atrapalhará a circulação do ambiente.
A medida ideal entre a mesa e demais móveis ou parede é de 100 cm, para que você possa ter uma circulação periférica confortável, possa puxar as cadeiras evitando esbarrões nas peças de sua sala de jantar.
Quando o assunto são os modelos, uma mesa oval ou redonda facilitam a circulação nas laterais da peça.
Você vai encontrar os mais diversos tamanhos de mesa de jantar, mas trouxemos uma relação com os tamanhos médios para que você possa planejar qual modelo escolher.
Lembre-se de que o número de assentos disponíveis deve ser de no mínimo dois a mais que o número de integrantes da família.
Mas é claro, se os moradores costumam receber um número grande de convidados, mais cadeiras é imprescindível.
Outro detalhe que deve ser levado em conta, é que cada ocupante da mesa deve ter um espaço entre 60 e 70cm de largura, e isto determinará o número de lugares da peça.
Uma mesa com dois lugares tem de ter uma medida mínima igual a 90cm de circunferência, já para quatro cadeiras, 110cm de circunferência é a metragem mínima ideal.
Para uma mesa de jantar 6 cadeiras no formato redondo, é necessário no mínimo 120cm de circunferência, e para acomodar oito pessoas, 150cm é a medida ideal.
Já as medidas de uma mesa de jantar quadrada para dois lugares são de 90cm x 90cm.
Para uma mesa de jantar com 4 cadeiras, 100cm x 100cm é a metragem mínima, e para 6 cadeiras, 140cm x 140cm.
Agora para uma mesa com oito lugares, a medida deve ser de 150cm x 150cm e para dez assentos, 200cm x 200cm.
As medidas mínimas para uma mesa retangular que acomode quatro cadeiras, é de 130cm x 75cm, e para uma mesa de jantar com seis lugares, 160cm x 75cm.
Agora para uma mesa com oito assentos, a metragem mínima é de 200cm x 110cm, e para dez cadeiras, 280cm por 110cm.
Para uma mesa de jantar com formato oval que acomode 4 pessoas, é necessária uma medida mínima igual a 137cm por 91cm.
Já para uma mesa com 6 lugares, 198cm x 122cm, e para oito cadeiras, a medida mínima é de 217cm x 117cm.
Você vai encontrar diferentes materiais para a fabricação de uma mesa de jantar, você deve optar por aquele que melhor se encaixa em suas necessidades e que combine com seu design.
O vidro é um material clássico para compor a mesa de jantar, por conta de sua neutralidade, ele combina muito bem com qualquer estilo de decoração, e pode compor desde um ambiente contemporâneo até uma pegada mais industrial.
Este material é uma ótima alternativa para cômodos pequenos, pois sua transparência traz a sensação de amplitude ao ambiente.
Ele também é muito versátil, pode vir em diversos acabamentos como jateado, colorido, esmaltado e por aí vai.
Sem esquecer de que pode ser facilmente combinado com diferentes materiais, uma mesa com tampo de vidro e pés metálicos podem trazer um toque romântico, já com uma base de madeira, a peça se torna contemporânea.
Apesar de sua fácil limpeza, é necessário tomar alguns cuidados com este material, pois ele é mais suscetível a riscos e trincas, e não pode receber nenhum material quente diretamente sobre a sua superfície.
Uma mesa de jantar feita com madeira é a opção mais comum, afinal, ela é extremamente resistente, assim como muito versátil, pode vir a combinar com os mais diferentes estilos.
O estilo da mesa vai ser definido de acordo com o seu acabamento, uma mesa feita com madeira de demolição ou natural, traz um toque rústico ao ambiente, já peças laqueadas, gritam modernidade, e uma mesa feita em MDF com laminado, clássico.
Uma mesa de jantar confeccionada com pedra, tem como característica principal a sua alta resistência e grande durabilidade.
Já em relação ao design, uma mesa feita com este material traz requinte e elegância natural ao ambiente.
Você irá encontrar inúmeras pedras que podem fazer parte de uma mesa de jantar, mármore, granito, quartzo, entre outras, cada uma com suas características particulares, e sua escolha deve ser feita de acordo com o seu gosto e estilo.
Vale lembrar que se a sua sala de jantar for em conceito aberto com a sala de estar e/ou cozinha, o estilo de sua mesa deve harmonizar com designs dos demais ambientes.
Muitas vezes é comum optar por um conjunto de mesa de jantar com cadeiras, o que facilita na hora de fazer a sua escolha, pois as cadeiras oferecidas combinam e encaixam perfeitamente à mesa.
Agora de você optar por comprar as cadeiras separadas, pense no espaço disponível e no conforto de cada peça.
Cadeiras estofadas são as mais indicadas, afinal, você passará algumas horas nelas durante um jantar.
Se seu espaço for reduzido, escolha sempre as cadeiras sem braço para facilitar a circulação na mesa.
Já em relação ao estilo, escolha aquele que melhor combinar com o design de sua sala de jantar, mas se quiser trazer um toque contemporâneo ao ambiente, fazer um mix de cadeiras é uma ótima alternativa.
Apostar em uma mesa de jantar com bancos pode ser uma ótima opção em diferentes situações.
Se seu ambiente for pequeno, um banco recostado contra a parede ocupa menos espaço e facilita a acomodação ao redor da mesa.
Um banco também é uma ótima solução para quem recebe muitos convidados, isto otimiza seu espaço e dispensa cadeiras demais.
Uma mesa de jantar com bancos não é sinônimo de falta de classe, este item pode sim compor ambientes requintados, o que fará a diferença será o material com o qual ele será confeccionado.
Se está com dúvidas na hora de escolher a sua peça, é só seguir as nossas dicas para escolher a mesa de jantar ideal que não haverá erro, mas lembre-se deque a mesa perfeita para você é aquela que supri todas as suas necessidades.
Panorama Móveis e os cookies: a gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.