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Como Organizar o Seu Escritório

Saiba como organizar o seu escritório com os móveis certos e utensílios diversos que podem melhorar a sua produtividade no trabalho.

O ambiente de trabalho é um lugar onde as pessoas acabam passando uma boa parte do tempo e não importa se ele fica na sua casa ou em um espaço comercial, saber como organizar o escritório é fundamental.

Quando o espaço está arrumado e com as coisas no seu devido lugar é possível melhorar a produtividade, pois não se perde tempo procurando o que precisa e nem com distrações que possam estar por perto.

Ter um bom resultado ao organizar o escritório não é uma tarefa difícil, mas é preciso escolher os móveis certos e se atentar a alguns pontos.

Como Organizar o Seu Escritório

Imagem: Pixnio

Se livre do que não é usado

O primeiro passo para quem deseja saber como organizar o seu escritório é se livrando das coisas que não são mais usadas e estão ocupando espaço.

Faça uma limpeza geral, tire tudo de dentro das gavetas e armários e separe em caixas o que serve e o que pode ser descartado. Somente após fazer isso é que saberá como organizar as coisas e que tipo de móveis precisará.

Escolha uma mesa

O tipo da mesa de trabalho dependerá de como são feitas as suas atividades. Para quem trabalha apenas com um computador e não usa papéis ou outros elementos, pode optar por uma que seja compacta. Talvez tenha uma pequena gaveta para guardar uma caneta e um bloco de anotações.

Entretanto, se usar o computador em determinados momentos e em outros confere a papelada, então o espaço precisa ser maior. Um tempo bem grande pode ser bastante útil, mas se tiver espaço na sua sala pode até mesmo optar por duas mesas, cada uma com uma função específica.

Organize os pequenos objetos

Os objetos pequenos podem deixar o escritório desorganizado e, por mais que não pareça, eles podem estar espalhados por todos os cantos e atrapalhando.

Canetas, lápis e objetos similares podem ficar juntos em uma bandeja, porta-canela ou até mesmo dentro da gaveta. Tesouras, clips e outros podem ficar em outro espaço destinado a eles. Uma dica é usar pequenas caixas empilháveis que ficarão expostas em prateleiras, e assim servirão para decorar.

Um ponto de atenção é manter por perto o que usa com frequência. Se a todo momento utiliza a caneta, não tem lógica deixar do outro lado da sala.

Nesse caso, se não tiver espaço em sua mesa, uma dica é contar com mesas de apoio, como os gaveteiros. Alguns são bem compactos e podem ser colocados ao lado de mesa, já os com rodinha, além dessa função, podem ser levados com facilidade para diversos lugares.

Selecione os armários e estantes

Espaço de organização é sempre bem-vindo, e os armários podem ser bem úteis. Quem tem bastante livros ou alguns pequenos objetos de decoração pode escolher estantes para livros para que fiquem expostos de forma organizada e, além de espaço de armazenamento, sirvam de decoração.

Se a ideia é esconder um pouco da bagunça ou não deixar à vista documentos e outros itens usados no trabalho, então seja melhor optar por armários com portas, assim tudo fica lá dentro e longe da vista.

Tenha uma lata de lixo

Ter um lixo no escritório é essencial para não acumular coisas que não precisa mais. Se um material impresso não será usado e pode ser dispensado, é melhor picar e jogar no lixo do que deixar na mesa para virar uma pilha de objetos inúteis.

Se possível, separe o que é reciclável, assim, além de sempre manter o ambiente limpo e saber como organizar o seu escritório poderá contribuir para o meio ambiente.

Mantenha os fios e cabos sempre organizados

Se tem uma coisa que pode deixar uma verdadeira bagunça são inúmeros cabos que saem da tomada e não se sabe do que é o que.

Existem diferentes formas de se organizar e uma delas é colocar etiquetas presas aos cabos e próximas à tomada com a identificação do que são, pois assim não corre o risco de desligar algo por engano. Nomeie, por exemplo, a do monitor, CPU, celular e outros.

Os cabos não devem ficar soltos. Para isso, use alguns recursos para escondê-los ao passar pelos móveis de escritório. Canaletas de PVC podem ser fixadas na parede, velcros servem para juntar os fios e já existem no mercado objetos que unem os fios e são decorativos.

Use o espaço da parede

Principalmente para quem trabalha em um ambiente pequeno, quanto mais a parede for usada, mais espaço se ganha, por isso a regra nesse caso pode ser verticalizar.

Quem precisa de espaço para guardar as coisas pode apostar em prateleiras, nichos e armários suspensos pequenos. Outra função pode ser colocar murais e quadros de lembretes, pois dessa forma terá sempre em sua vista informações importantes que não podem ser esquecidas.

Mantenha a mesa limpa

Nesse caso não estamos falando apenas de retirar o que não é usado, pois já demos essa dica, mas da decoração que será utilizada.

Objetos pessoais, como fotos da família e objetos de decoração que não têm a ver com o ambiente de trabalho, podem não parecer, mas podem prejudicar a sua produtividade por distrair e ocupar espaço desnecessariamente.

O ideal é que não coloque esse tipo de decoração sobre a mesa escrivaninha. Deixe elas para serem usados na sua casa ou em um espaço mais intimista.

Tenha muito organizadores

Se mesmo após ler todas essas dicas para organizar o seu escritório, ainda acha que as suas coisas não estão tão bem separadas como deveriam, aposte em muitos organizadores. Eles podem ser nos formatos de divisórias para gavetas, pequenas gavetas, prateleiras empilháveis, caixas e muitos outros.

A grande vantagem dele é que haverá um espaço ideal para cada tipo de coisa e assim não parecerá que estão perdidas ou jogadas. Além disso, podem ser colocados facilmente dentro de armários e esconder a bagunça, ideal para quando recebe um cliente que não estava esperando.

Abuse das etiquetas

Além de usar etiquetas para identificar os fios, pode usar em diversas outras coisas. Se possui pastas com documentos na frente, etiquete tudo para não precisar abrir e saber qual o conteúdo.

Em organizadores e caixas, se colocar uma etiqueta de identificação não precisará desempilhar para procurar o que precisa. Além de encontrar com facilidade o que procura apenas de olhar a frente de um organizador, não terá o risco de bagunçar ao tirar tudo do lugar procurando um objeto e deixar tudo desorganizado.

Se quiser facilitar ainda mais, pode usar cores nas etiquetas. Por exemplo, as verdes podem ser usadas para documentos, as azuis para materiais de escritório, as laranjas para itens pouco utilizados e assim por diante.

Terá além de descrição escrita cores que podem ser usadas até mesmo na hora de verificar a frequência de uso e assim encontrar um melhor local para colocar os organizadores.

Como organizar o seu escritório e manter

Depois de colocar as coisas em seus devidos lugares e montar o seu escritório da forma correta é preciso garantir que tudo continue onde deve e para isso é preciso adotar hábitos diários.

Ao final do dia, sempre deixe alguns minutos do final da sua jornada de trabalho para arrumar o escritório. Isso quer dizer que o que estiver fora do lugar deverá ser colocado de volta. No dia seguinte, quando chegar para trabalhar, tudo estará pronto para que possa começar as suas atividades.

Outro hábito que pode ajudar é assim que pegar alguma coisa e usar já colocar de volta. Por exemplo, se pegou o grampeador que estava na gaveta da mesa do escritório e terminou de usar, coloque de volta em vez de deixar em algum outro canto.

Deixar o mínimo de objetos soltos também pode ser bastante útil, se possível, deixe-os dentro de armários, nichos ou caixas, pois, além de ajudar na aparência, também será bem mais fácil para fazer a limpeza.

Sabendo como organizar o seu escritório, a produtividade no trabalho tende a melhorar e não sentirá as suas energias indo embora em um ambiente bagunçado. Para isso, saiba onde comprar seus móveis e mantenha a rotina de organização.

Na Panorama Móveis você tem vários modelos de escritório. Veja:

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Perguntas frequentes

Como organizar o seu escritório sem gastar muito?

Se deseja saber como organizar o seu escritório entenda que reaproveitar é uma regra. Aproveite tudo o que já possui e está em bom estado. Além disso, se for comprar móveis e acessórios, aposte em um fornecedor que ofereça qualidade e bons preços.

Como organizar o seu escritório para ter mais produtividade?

A organização e produtividade andam juntas e para conseguir melhores resultados no trabalho a dica é deixar sempre por perto o que é usado com mais frequência e saber onde cada coisa está guardada. Sabendo como organizar o seu escritório e combinar com a sua rotina conseguirá um melhor desempenho.

Como organizar o seu escritório de advocacia?

Geralmente, um escritório de advocacia possui muitos livros e esses devem estar acessíveis e dispostos de maneira que sejam funcionais e decorativos. Ter estantes e prateleiras pode ser de grande utilidade para quem busca como organizar o seu escritório e ter um ambiente que combine com a profissão.

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