Estamos passando por um momento delicado, uma pandemia se instalou no mundo, por isto hoje, a Panorama Móveis resolveu trazer algumas informações sobre o novo coronavírus, para lhe deixar por dentro do assunto, assim como dicas para que você possa se prevenir contra o temido Covid-19.
Compre seus móveis Home Office aqui na Panorama e pague em até 12x sem juros, até 50% OFF, entregamos para 100% do Brasil!
Primeiramente, é essencial saber a diferença entre epidemia e pandemia, e o porquê da última opção ser tão perigosa.
Epidemia é quando uma doença ocorre com uma frequência acima do comum em uma determinada região, e geralmente ocorre por um tempo limitado.
Já uma pandemia, situação que estamos vivendo no momento, é quando uma epidemia se alastra por diferentes países ao mesmo tempo, e normalmente não há como prever suas consequências, nem por quanto tempo ela será um risco para a população.
O Covid-19, é a linhagem mais recente descoberta da família dos coronavírus, os quais receberam este nome por causa de sua forma que lembra uma espécie de coroa.
A família de coronavírus é responsável por diversas doenças relacionadas à gripe, desde um resfriado mais leve, até doenças mais graves como a SARS-CoV, síndrome respiratória aguda grave.
A contaminação do Covid-19 se dá quando entramos em contato com o vírus, e isto pode ser através de contato com pessoas infectadas, ou quando tocamos superfícies contaminadas e logo após tocamos em nossa boca, olhos ou nariz.
É possível também contaminar-se com o novo coronavírus através do ar, quando há gotículas de alguém contaminado no ambiente.
Informação adicional: O Covid-19 pode permanecer vivo por 3 horas suspenso no ar em ambientes fechados, 4 horas em uma superfície de cobre, 24 horas em uma superfície de papel ou papelão, e entre 2 e 3 dias em superfícies de plástico ou aço inox.
Os sintomas do novo coronavírus se assemelham ao de uma gripe comum, como febre, cansaço e tosse seca, entretanto, algumas pessoas infectadas com Covid-19 podem apresentar também dor de garganta, corrimento nasal e até diarreia.
Normalmente, cerca de 80% das pessoas contaminadas se recuperam sem precisar de cuidados especiais, mas há casos onde a doença se agrava, e os infectados podem desenvolver dificuldades respiratórias, SARS-CoV, pneumonia, insuficiência renal, e até mesmo vir a óbito por causa do Covid-19.
Como o Covid-19 apresenta sintomas próximos ao de uma gripe comum ou outras alergias, como a rinite, por exemplo, ao apresentar algum sintoma, o ideal é entrar em contato com profissionais da saúde de sua cidade e relatar o que você está sentindo.
Os profissionais irão fazer uma triagem, acompanhando seus sintomas, e caso julguem necessário, irão realizar o teste para confirmar se o seu caso é Covid-19 ou não, e então determinaram o melhor tratamento de acordo com a sua situação.
Mas se cerca de 80% dos infectados com o novo coronavírus se recuperam de maneira simples, por que esta doença está sendo tão temida? Simplesmente por conta de seu alto grau de disseminação.
Como o Covid-19 se espalha muito rapidamente, o risco de atingir uma pessoa que está no denominado “grupo de risco” é alto, e este grupo com características específicas, contém pessoas que podem desenvolver os sintomas mais graves da doença, correndo um grande risco de vir a óbito.
O grupo de risco em relação à esta doença é composto por pessoas com mais de 60 anos, assim como pessoas que apresentam doenças crônicas, como diabetes ou hipertensão.
Quem possui problemas cardíacos ou respiratórios também se encaixam neste grupo, assim como quem apresenta um organismo imunossuprimido, ou seja, que possuem baixa imunidade, baixa capacidade de lidar com vírus e bactérias, como pessoas que estão em tratamento contra o câncer, ou apresentam uma doença autoimune como o lúpus, por exemplo.
Pessoas que fazem o uso de medicamentos que diminuem a imunidade também devem ter um cuidado maior em relação ao novo coronavírus.
Em primeiro lugar, para evitar a propagação do Covid-19, a recomendação atual é manter-se dentro de casa, assim como em outros países, o Brasil está em quarentena, e fora serviços essenciais, a população deve permanecer em suas residências.
Mas além da quarentena, há outras recomendações para evitar a contaminação e a propagação do novo coronavírus, confira:
- Lave as mãos frequentemente com água e sabão, e se estiver longe de uma torneira, higienize as mãos com álcool 70%;
- Uma dica bacana é fazer um gargarejo com uma solução fraca de água com vinagre, caso o vírus já esteja alojado em sua garganta, é possível elimina-lo antes que chegue ao seu pulmão;
- Beber água várias vezes durante o dia também é uma ótima ideia;
- Evite aglomerações, principalmente se você estiver doente;
- Mantenha no mínimo 1 metro de distância entre você e outra pessoa que aparentemente esteja adoentado, e possa vir a tossir ou espirrar;
- Ao tossir ou espirrar cubra a boca e o nariz com um pano ou com o cotovelo;
- Evite encostar nos olhos, boca ou nariz, pois estas partes podem servir de porta de entrada para o vírus entrar em seu organismo;
- Mantenha as janelas abertas e os ambientes bem ventilados;
- Não compartilhe objetos pessoais, como toalhas, copos ou até mesmo talheres;
- Evite fazer visitas a pessoas que se encontram no grupo de risco, mesmo que você não apresente nenhum sintoma;
- Uso de luvas ou lenços descartáveis é uma boa opção para evitar tocar as superfícies diretamente com as mãos;
- E o uso de máscara? Este é só indicado para pessoas que apresentem sintomas, para evitar que passem o vírus adiante, pessoas saudáveis, devem evitar o uso de máscaras, pois estas criam um ambiente propício para o desenvolvimento do vírus.
- Manter uma alimentação saudável, uma rotina de exercícios, evitar o hábito de fumar, e diminuir o consumo de álcool, também são as recomendações da OMS – Organização Mundial de Saúde, para este período de quarentena.
E caso você necessite sair de casa durante a quarentena, há algumas recomendações que devem ser seguidas para reduzir o risco de trazer o Covid-19 para dentro de sua casa, tais como:
- Não tocar em nada ao chegar em casa antes de fazer uma higienização;
- Retire os sapatos antes de entrar, ou logo após passar pela porta;
- Vá direto para o banho, se não puder, lave com água e sabão todas as áreas expostas;
- Retire a roupa e coloque em uma sacola dentro do cesto de roupas sujas;
- Deixe objetos como chaves, bolsa ou carteira em um suporte ou uma caixa na entrada de casa;
- Limpe as embalagens que trouxer antes de guarda-las, assim como seu celular e óculos, com água e sabão ou álcool 70%;
- E caso tenha saído com seu pet, higienize as patas do mesmo antes de deixa-lo entrar em casa.
Se cada um de nós fizer a nossa parte, faremos com que as consequências da pandemia de Covid-19 sejam reduzidas em nosso país. Se souber mais alguma informação relevante sobre o tema, não hesite em nos contar nos comentários.
Panorama Móveis e os cookies: a gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.