Olá visitante!
Entre ou Cadastre-se
00 itens
0 comentários

Dicas Para Escolher a Cabeceira Ideal

A cabeceira é um item que marca presença na maioria dos quartos. Embora seja comum, a escolha da cabeceira pode trazer algumas dúvidas. Para saber como escolher a cabeceira ideal para sua cama, acompanhe nossas dicas.

Apesar de não ser um elemento obrigatório, a cabeceira é uma peça funcional e decorativa pois desempenha as seguintes duas funções: ela fornece um apoio para as costas quando os indivíduos sentam em sua cama e dá o acabamento estético que completa o visual do quarto.

A depender do modelo, a cabeceira também pode cumprir outras funções, como armazenar objetos, por exemplo.

Para saber como escolher a cabeceira ideal para a sua cama e suas preferências decorativas, leia o post cheio de dicas que preparamos para você.

Dicas Para Escolher a Cabeceira Ideal

Imagem: Pixabay

5 Dicas práticas para escolher a cabeceira ideal para você

Antes de iniciar a nossa lista de dicas, aqui vai uma recomendação geral: escolha uma cabeceira que combine com o quarto e com você.

O quarto é um local íntimo e que reflete muito a nossa personalidade e preferências decorativas. Dito isso, ao selecionar sua cabeceira, foque nos seus gostos pessoais e necessidades de uso.

Seu quarto deve fazer com que você se sinta confortável e relaxado, assim, busque por modelos que te auxiliem a alcançar esse objetivo.

1. Escolha com base no tamanho da cama

As cabeceiras comercializadas facilitam a escolha correta, pois costumam nomear ou categorizar as peças com base no modelo de colchão para o qual elas foram projetadas. Portanto, para não errar, basta comprar uma cabeceira destinada ao seu tipo de cama.

Porém, se você quiser explorar outras possibilidades, faça a medição da cama, do quarto e confira essas recomendações acerca da largura e altura de cabeceiras:

Largura

A forma mais tradicional de selecionar a cabeceira adequada para a cama é combinar a largura da peça à largura do colchão. A compatibilidade garante a simetria e o visual esteticamente agradável aos olhos.

Se a largura for superior a da cama, certifique-se de centralizar a cabeceira para que haja a mesma quantidade de centímetros remanescentes em ambos lados da cama.

Altura

Em relação à altura, não há uma orientação única a ser seguida ao escolher a cabeceira ideal. Na maioria dos casos, a altura da cabeceira não deve ser superior ao comprimento da cama.

Cerca de 90 cm a 110 cm de altura é um bom parâmetro para uma cabeceira visualmente agradável e que sirva como apoio para as costas ao sentar.

2. Reflita sobre os usos da cabeceira

Ao selecionar a cabeceira, considere como você pretende utilizar essa peça. Cada finalidade de uso será suprida por uma cabeceira com altura diferente.

Cabeceiras padrão e altas

Se o objetivo é sentar-se e assistir a filmes e seriados, uma cabeceira alta e estofada pode ser a melhor opção pois ela fornecerá um apoio macio para as suas costas e pescoço.

Se a intenção é ler livros antes de dormir ou expor seus belos travesseiros, esse modelo de cabeceira também será útil.

Cabeceiras baixas

Elas são peças com altura inferior às das cabeceiras padrão com as quais estamos acostumados. Esse tipo de móvel costuma ficar cerca de 30 cm acima da altura do colchão.

A altura pode variar de acordo com as dimensões da cama, mas há um truque para estimar a altura da cabeceira baixa. Quando os travesseiros estiverem apoiados sobre a peça, apenas alguns centímetros da cabeceira devem continuar visíveis.

Cabeceiras desse tipo são interessantes para fornecer um visual espaçoso, minimalista e com pouca informação visual. Seu uso também é indicado para dar destaque a uma grande obra de arte pendurada sobre a cama.

3. Pense nas dimensões e características do seu quarto

Em adição às medidas da cama, as particularidades do quarto devem ser levadas em consideração ao escolher a cabeceira ideal.

O tamanho do quarto e a altura do teto irão determinar qual cabeceira melhor complementa a estética do ambiente. Veja alguns exemplos:

Ambiente estreito

Em cômodos que não dispõem de muita área lateral, o mais indicado é o uso de uma cabeceira baixa cuja largura corresponde ao comprimento da parede atrás da cama.

Essa escolha contribui para a ilusão de que o local é maior e menos compacto. A fim de intensificar esse truque, pode-se eleger uma cabeceira com a mesma coloração que a parede. Isso promoverá um efeito de continuidade e de amplitude.

Ambiente com teto baixo

Ao contrário do quarto estreito, os dormitórios com paredes baixas pedem por cabeceiras altas e compatíveis com a largura da cama.

Nesse contexto, o plano é "aumentar" a altura da parede através da ilusão de ótica. A cabeceira curta e com altura elevada assemelha-se a uma listra, promovendo a ampliação da parede.

Ambiente com medidas proporcionais

Dormitórios que lembram quadrados, isto é, com paredes cuja altura e largura são parecidas, demandam uma cabeceira igualmente proporcional.

Para isso, eleja um modelo que corresponda às medidas de sua cama. A altura pode ser a metade da altura da parede e a largura um pouco superior à da cama.

4. Precisa de um espaço extra para guardar objetos?

Em quartos com espaço reduzido, o que é uma realidade para muitos, uma cabeceira puramente decorativa pode não ser uma opção plausível.

Nesses casos, a peça precisa desempenhar uma finalidade funcional para otimizar ao máximo a área disponível.

Por isso, se o seu quarto possui pouco espaço livre e você precisa de mais área para guardar objetos, considere a compra de uma cabeceira com prateleiras ou compartimentos para armazenar itens.

Os modelos com prateleiras embutidas oferecem suporte para pequenos objetos como despertadores, relógios e até acessórios decorativos como porta-retratos.

Outra boa solução é apostar em uma cabeceira com criado mudo embutido, pois esses modelos permitem que você mantenha por perto os objetos mais necessários na hora de dormir.

Os óculos, um livro favorito, o celular, entre outros itens podem ficar ao alcance da mão, oferecendo muita praticidade. Na loja da Panorama Móveis, você encontra uma vasta gama tanto de modelos com criado-mudo, quanto de modelos acompanhados de prateleiras para escolher.

5. Observe o estilo decorativo do quarto

A cabeceira é um elemento que costuma atrair a visão de quem entra no quarto, o que é, ao mesmo tempo, positivo e negativo. Por um lado, a cabeceira serve como um ponto focal com potencial de elevar e complementar o visual preexistente no ambiente.

Por outro lado, uma cabeceira que não harmonize com o cômodo não irá passar despercebida e pode comprometer toda a estética do ambiente.

A fim de evitar erros ao escolher a cabeceira ideal, observe seu quarto com atenção e procure avaliar o que falta para completar a decoração.

Uma ação segura é seguir o estilo decorativo predominante no ambiente. Dessa forma, se a decoração possui traços minimalistas, uma cabeceira sem muitos detalhes e com tom neutro é adequada.

Mas, se o objetivo for atrair olhares, eleja modelos com estofado, texturas e/ou padrões interessantes.

Cores

Além do estilo, a seleção das cores também deve ser feita visando a decoração como um todo a fim de garantir a unidade e coesão da composição.

Escolha tons escuros e mais vibrantes caso deseje que a cabeceira seja o centro das atenções. Apenas seja cauteloso para não sobrecarregar o quarto com tons intensos e prejudicar a atmosfera de tranquilidade que esse cômodo precisa possuir.

Já as cores mais claras e neutras promovem um visual discreto e ajudam a balancear as tonalidades mais intensas que podem existir no quarto.

As tonalidades neutras como off whites, brancos, cinza claros e beges também são boas escolhas para promover uma sensação de tranquilidade e de amplitude para quartos mais compactos.

O que você achou das nossas dicas? Seguindo essas orientações, o processo de escolher a cabeceira ideal para a sua cama será fácil e rápido. Veja alguns modelos do nosso site:

Perguntas Frequentes

Qual é a melhor cor para uma cabeceira de cama?

As cores mais indicadas e comuns para a cabeceira da cama são as neutras. O branco, off whites, tons de bege, creme e marrons são boas opções para cabeceira pois são facilmente combinadas com outras tonalidades que podem estar presentes no quarto. Além disso, a neutralidade dessas cores é compatível com a atmosfera calma que o quarto deve ter.

Qual é a altura ideal para uma cabeceira?

Não há uma regra ou altura exata para a cabeceira da cama, mas o indicado varia entre 90 cm e 110 cm. Essa altura permite que os moradores utilizem a cabeceira como um apoio para as costas facilitando a leitura de livros, assistir à TV, etc. Uma outra indicação válida é que a cabeceira não apresente uma largura inferior a da cama, pois fica desproporcional.

Quais são as medidas corretas de cabeceiras para cada tipo de cama?

Cada tipo de cama tem dimensões diferentes e, consequentemente, demanda uma cabeceira que corresponda a elas. Confira as medidas comuns aos modelos de cama para ter uma noção dessas dimensões: king 1,93 x 2,03 m; queen 1,58 x 1,98m; casal 1,38 x 1,88 m; solteiro 0,88 x 1,88 m;

Acompanhe nas redes sociais

Comentários

Panorama Móveis e os cookies: a gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.